domingo, 11 de março de 2012

Vitamina E tem efeitos antiaging

Os alimentos que ingerimos diariamente nem sempre são suficientes para fornecerem os nutrientes todos que são necessários para um estado nutricional óptimo. E um estado nutricional óptimo varia muito de pessoa para pessoa por causa das suas características genéticas, sendo que por vezes a suplementação é necessária.
Um dos nutrientes para os quais a suplementação pode fazer sentido é a vitamina E. Na revista Clinics e na Archives of Medical Science vêm descritos efeitos antiaging desta vitamina.

Um dos estudos demonstrou que a vitamina E ajuda os fibroblastos a manterem-se activos. Os fibroblastos são necessários para a recuperação de tecidos e para que os órgãos do corpo se mantenham funcionais, permitindo que o corpo envelheça a um ritmo mais lento. A vitamina E inibe sinais genéticos que são típicos do envelhecimento. O outro estudo demonstrou mais especificamente que os fibroblastos da pele são protegidos do stress oxidativo, pela vitamina E e que há activação de genes que produzem colagénio, permitindo uma pele invejável.

Com uma avaliação adequada é possível perceber se há deficiências nutricionais e fazer o aconselhamento dos alimentos ou suplementos mais adequados. Exemplos de alimentos ricos com vitamina E: azeite, sementes e oleaginosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário