quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Meditação, comportamento positivo e felicidade

Um estudo da Universidade de Wisconsin confirma que a meditação pode alterar a estrutura do cérebro, promovendo uma perspectiva mais otimista e empatica. A meditação pode contribuir para o bem estar geral, aumentando o pensamento positivo e as emoções positivas.
Richard Davidson, psicólogo que tem praticado meditação durante décadas, acredita que a meditação pode reforçar circuitos cerebrais relacionados com a felicidade e atitude positiva, semelhante ao fortalecimento que os musculos adquirem através do exercicio.
Davidson e seus colegas produziram evidências científicas de que esta forma de exercício mental, altera permanentemente o cérebro para um melhor estado mental.
Usando a tecnologia de ressonância magnética, os neurocientistas observaram no cérebro, a região do lado esquerdo anterior, que se acredita estar associada aos pensamentos positivos. Os investigadores documentaram o aumento da atividade nesta região, em meditadores iniciantes, que participaram num curso de oito semanas de meditação mindfulness.

A equipa de Davidson descobriu que a prática da meditação também estimula o sistema límbico (rede emocional do cérebro), aumentando as emoções positivas.
Os meditadores profissionais com mais de 10.000 horas de prática, apresentaram maior atividade no sistema límbico e pareciam ter o seu cerebro permanentemente alterado de forma a gerar pensamentos positivos.

O otimismo também faz bem à sua saude. A pesquisa demonstra que os otimistas são mais proactivos a tomar medidas que garantam o seu bem-estar, do que um pessimista, que tende a concentrar-se em comportamentos prejudiciais à sua saúde.
A pesquisa confirma ainda mais que os indivíduos com uma atitude positiva têm menos problemas de hipertensão, diabetes e infecções do trato respiratório. As emoções positivas também aumentam a imunidade e resistência à gripe, além de reduzir o cortisol, a incidência de hemorragia e inflamação.
De acordo com a Saúde e Bem-Estar por Edlin Gordon e Golanty Eric:

Os avanços na identificação dos mecanismos biológicos da comunicação mente-corpo confirmam que a mente pode afetar a saúde de maneira poderosa. Alegria e criatividade podem originar estados de hamonia na experiência de saúde física e bem-estar.

Utilize esta ferramenta ( meditação) poderosa para favorecer a optimização da conexão mente-corpo, o que irá propiciar uma melhoria na sua saúde e fortalecer a sua mente com uma perspectiva positiva.

"Positive Affect and the Complex Dynamics of Human Flourishing", Barbara L. Fredrickson, University of Michigan, Marcial F. Losada Universidade Catolica de Brasilia, October 2005, American Psychologist, 677-686

"The Broaden-and-Build Theory of Positive Emotions", Barbara L. Fredrickson, Philos Trans R Soc Lond B Biol Sci, Volume 359, September 2004, 1367-1378

"Optimism", Clinical Psychology Review, Volume 30, Issue 7, November 2010, 879-889, Positive Clinical Psychology

Health and Wellness, Gordon Edlin and Eric Golanty, Jones and Bartlett Publishers, 2007

"The Health Benefits of Writing About Intensely Positive Experiences". Chad M. Burton and Laura A. King, Journal of Research in Personality, Volume 38, Issue 2, April 2004, 150-163

Sem comentários:

Enviar um comentário